NITRO - Quebrando Mitos



Muito divulgado em filmes do gênero “Velozes e furiosos” e em jogos de videogame como “Need For Speed”, o nitro tem a fama de ser perigoso e de causar explosões em caso de vazamento. Mas isto não ocorre de forma alguma, o nitro é sim um gás, mas não por isso ele vai pegar fogo.

Existem dois tipos de gases: os combustíveis e os comburentes. Os gases combustíveis são os gases que reagem com o oxigênio e pegam fogo, como o Butano, de cozinha; O Metano, veicular e assim vai. Já os gases comburentes, como o nitro, não pegam fogo e sim alimentam o mesmo por ser um gás rico em oxigênio, pois é constituído de oxigênio e nitrogênio.

Oxigênio, gás essencial na queima de combustível, está presente em quantidade muito maior no Nitro do que na Atmosfera (aproximadamente 21 % na atmosfera e 35% no nitro). Como para ter uma queima perfeita dentro do cilindro dependemos de uma mistura apenas de combustível e oxigênio, os outros gases presentes na atmosfera entram no cilindro e saem sem ajudar em nada na queima, apenas ocupam espaço.

O que acontece quando se usa o nitro é uma coisa bem simples: ao invés de fazer o motor aspirar somente o ar da atmosfera, pobre em oxigênio, injeta-se o nitro junto com este ar, o que o torna muito mais rico em oxigênio. O nitro literalmente dá um gás ao motor, ele aumenta a quantidade de oxigênio que entra nos cilindros. È como se, por alguns segundos, ele expandisse o volume de um motor de 1.0 litro para 1,4 litro, por exemplo. Mas, na verdade, não são os cilindros que crescem, e sim os gases que ocupam menos espaço lá dentro. Isso acontece por causa de uma propriedade química do óxido nitroso, nome do gás usado nos sistemas nitro: quando sai da forma líquida para a gasosa, ele absorve calor do ambiente. Como gases frios ocupam menos espaço que os quentes, mais ingredientes da combustão cabem ao mesmo tempo no cilindro. De quebra, ao vaporizar-se, o nitro se decompõe em gás nitrogênio e oxigênio, e este último aumenta ainda mais a força da explosão na câmara de combustão.

Junto com o nitro, precisa ser injetado também mais combustível, para corrigir esta entrada de oxigênio tão grande, tal situação a qual o carro não foi projetado para admitir. Regulando esta mistura extra de oxigênio e combustível, o motor tem um ganho de potência regulado em quantos cavalos se deseja alcançar em cada injeção de nitro.

Tirar potência com nitro é algo relativamente simples e fácil, mas isto tem alguns inconvenientes, o custo do kit é um pouco alto e a recarga do cilindro tem um custo um pouco elevado também, mas com certeza compensa o investimento quando se faz o uso do sistema, sem falar no apelo visual, bastante usado em conjuntos bem sucedidos de personalização automotiva.

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Fora o custo um pouco salgado, não há nenhum outro inconveniente para a instalação do sistema, já que praticamente não ocupa espaço e pode ser feito mesmo em carros onde o espaço dentro do capô é bem restrito. Ao contrário do que muitos pensam, o sistema é bastante seguro, desde que instalado corretamente. Pode-se fazer o uso do sistema na hora que quiser e pelo tempo que for necessário, o que torna o custo da recarga do cilindro totalmente programado.

Leandro Giácomo.

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