Diferenças entre sistemas DOHC,OHC,OHV E VCH


Falando em OHC logo se lembra do famoso concorrente do Ap O "monza 2.0",Hoje vamos aprender A diferença entre DOHC,OHC,OHV E VHC...

Bem, OVH, OHC e DOHC tratam-se do sistema de abertura de válvulas do motor, ou seja, são responsáveis pela abertura e o fechamento das válvulas, o tempo em que elas ficam abertas, etc.

Todos os sistemas de acionamento de válvulas começam no virabrequim, ou seja, a explosão no cilindro impulsiona o virabrequim, que por sua vez determina as posiçoes em que as válvulas serão abertas e fechadas, e assim, para cada posição definida no virabrequim, temos também uma posição definida do pistão dentro do cilindro e a posição das válvulas (abrindo ou fechando).


No OHC que significa comando de valvulas sobre o cabeçote (Overhead Camshaft) existe um comando de válvulas no cabeçote, como se fosse um eixo. ´
No virabrequim há uma pequena engrenagem, que liga-se ao comando das válvulas no topo do através de uma corrente, ao contrário do OHV em que isso se dá por varetas

O DOHC ou duplo comando de válvulas no cabeçote é um sistema "OHC" Porem duplo...

No OHV, as principais vantagens sao a robustes, ser barato, manutenção fácil, alta durabilidade e pouca manutenção. Por outro lado, ele tem excesso de ruidos e pouca elasticidade.No OHV o processo é feito por Varetas em vez de usar a "correa dentanda".


O motor VHC (Very High Compression) (ou Compressão Muito Alta) é um motor comum, com taxa de compressão maior.
A taxa de compressão é a "força" que a explosão da mistura ar-combustível exerce no interior do cilindro, e será tã omaior quanto mais apertado for esse cilindro. Por isso o mesmo efeito, em tese, poderia ser obtido em qualquer motor, rebaixando-se o cabeçote e trocando as velas originais por velas de rosca mais curta, o que qualquer boa retífica faz.
A intenção da elevação da compressão é aumentar o rendimento térmico do motor (produz-se a mesma potência com menos calor, ou mais potência com o mesmo calor,como queira), no primeiro caso diminuindo o consumo e no segundo, priorizando o desempenho.
Porém para funcionar de modo totalmente satisfatório, seria necessário o uso de gasolina de alta octanagem, que não dispomos no Brasil. O uso de álcool (em motores flex ou exclusivamente movidos a esse combustível) ajuda bastante no rendimento, porém o consumo ficará em segundo plano.
Muitos carros importados também "sofrem" com nossa gasolina de má qualidade justamente por terem motores sobretaxados como os "VHC".
A Volkswagen arriscou, apesar dos problemas que têm sido enfrentados pela GM, e lançou o novo Gol com motor "VHT", que é a mesma tecnologia com outro nome.


RESUMO:


VHC ( Valve Head Camshaft )
Comando de válvulas no cabeçote !!


OHC ( Overhead Camshaft )
Comando no cabeçote !!



DOHC ( Double Overhead Camshaft)
Duplo comando no cabeçote



Galera espero que estejam gostando do blog abrass e sugiram topicos ao blog..


Por: Leandro kröeff Giacomo

3 comentários:

  1. hum eles forão muito espertinhos os motores vw ficarão mais duraveis pois com o comando de valvulas no cabeçote correm menos riscos de fundir um motor por alta temperatura

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  2. Isso Chama-se Planejamento !

    Abrass e Volte sempre !

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  3. No resumo, a descrição do VHC está incorreta...
    Abraço.

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