CHT FORD (RENOMEADO AE VOLKSWAGEN)

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As letras CHT denotar um tipo específico de motor de combustão interna de 4 cilindros produzido pela Ford Motor Company no Brasil durante a década de 1980. É um motor completamente diferente do motor CVH e não deve ser confundido com ele. Contrariamente à CVH, o CHT foi muito econômico, tinha um perfil muito bom de ruído e baixo, herdada de seu design da Renault.

O motor CHT (Compound High Turbulence), foi apresentado pela Ford em 1984 na 3 Mark versão do Ford Escort, o primeiro da série a ser lançado no Brasil. [1] Foi mais tarde utilizado no Ford Del Rey, da Ford Verona (Ford Orion um brasileiro), bem como o Volkswagen Gol.

O motor em si é uma evolução do motor Ventoux muito eficiente Renault, Ford, que herdou após a compra da Willys do Brasil / fábrica da Renault no final dos anos 1960. Tem 8 válvulas à cabeça OHV, e apresentou um projeto de válvulas rotativas.

A base do motor era o de criar uma turbulência interna dentro das câmaras de pistão de modo que um maior percentual do combustível é queimado. Foi muito robusto e econômico com o desempenho modesto em comparação com a concorrente Volkswagen EA-827, com menor HP, mas geralmente maior torque médio, com a barra muito mais reta e próximo ao máximo em qualquer RPM de um motor AP semelhantes. O torque foi a vantagem do motor CHT, sendo capaz de funcionar sem muita perda de potência em RPM muito baixa ou alta.

Estava disponível também movidos a álcool, que gerou o poder, pelo menos, 10% a mais do que o modelo a gasolina, com cerca de 25% de aumento no consumo de combustível. Não teve nenhum problema em tudo para partidas a frio e alto consumo de combustível ao contrário de todo o etanol em outros mecanismos movidos.

Três modelos foram inicialmente disponíveis:

* Gasolina 1.6 (65 cv)
* Etanol 1.6 (74 cv)
* Etanol XR 1.6 (83 cv) para o Escort XR3

Mais tarde, o motor foi afinado para as figuras mais HP e eficiência de combustível:

* Gasolina 1.6 (74 cv)
* Etanol 1.6 (86 cv)

Em 1987, com o lançamento do 4 Mark Ford Escort, este motor beneficiou de algumas revisões, resultando na CHT E-Max (economia maximizada) versão. Todos os novos modelos apresentados melhor torque.

Em 1992, uma versão menor foi liberado para o Escort e Gol:

* Gasolina 1.0 (50 cv)

Durante o período Autolatina (1987-1996) usou este motor VW, nomeando-AE-1600 e AE-1000, mas é basicamente o mesmo motor. AE = Alta Economia (Economia Alta).

O motor 1.6 CHT 2 ª geração recebeu o prêmio de maior motor econômico de seu tempo, capaz de rodar 17,1 quilômetros com um litro de gasolina.

Em 1996 e 1997, o CHT foi gradualmente substituído pelo Volkswagen EA-827 eo novo Volkswagen EA-111, nos carros da VW, ou os novos Zetec-SE 16 válvulas, eo antigo motor Endura-E, nos carros da Ford .


FONTE:WIKIPEDIA

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