A Evolução Dos Motores AP

É impossível falar de preparação de motor sem falar, ou mesmo comentar sobre os motores da VW, estamos falando dos famosos MOTORES AP.


Na verdade o motor que deu origem ao AP (Alta Performance) foi criado pela Audi em 72, banindo o excesso de peças e dando maior prioridade pela simplicidade de seus componentes. Com capacidade cúbica de 1,5 litro, possuía comando de válvulas no cabeçote, um bloco compacto e correia dentada para o comando. Com esse motor, a Audi buscava não apenas desempenho mais eficiência e robustez também. E conseguiu.

O resultado foi tão bom que a VW continuou com a evolução dos AP's até 1997 com a injeção eletrônica multi point da Magneti Marelli, mas vamos começar do inicio, passando por todos os anos e todas as evoluções dele. Começamos em 1973.

1973 - É lançado no Brasil o Passat, trazia junto o motor de 1,5 litro refrigerado à água, contrariando o slogan usado na época pela própria Volks de que "ar não ferve" (Esse motor já dava benga em muitos V8 daquela época). Esse foi o início da saga do motor que é considerado até hoje o melhor motor 4 cilindros fabricado no Brasil. Bem, podemos dizer que essa é a opinião de muitos preparadores e amantes desse ramo.

1979 - É lançado o Passat TS, com aumento de cilindrada (1.600cm³) e carburação recalibrada.

1982 - O motor AP sofre alterações (carburação mais mansa, mas não menos potente, pois continuou dando benga em vários carros da época) para reduzir o consumo, passando a ser conhecido como MD-270. Equipava inicialmente o Voyage, Saveiro (que a princípio usavam motor 1600 à ar) e Parati.

1984 - Volta o AP 600, equipando Gol, Voyage, Parati e Saveiro. Surge o motor AP 800 equipando o recém-lançado Santana, e o AP 800S equipando o Gol GT, e desde então, a VW tem mostrado quem é que manda quando o quesito é esportividade e confiança.

1987 - A motorização é aprimorada, surgindo a nova família AP: os AP 1600, 1800 e 1800S, conhecidos como "biela longa".

1988 - Surge o motor AP 2000, um motor que veio consagrar a família que é sinônimo de desempenho, confiabilidade e robustez.

1989 - A linha AP ganha uma nova usina de potência: o motor AP 2000 com injeção multi-point de combustível, equipando o novo Gol GTi.

1993 - Os motores recebem o carburador eletrônico, aposentando ode vez o afogador e preparando a chegada da injeção eletrônica em toda a linha.

1995 - Todos os motores ganham injeção single-point digital, fabricada pela FIC. O motor 2000 continua com injeção multi-point, agora digital.

1996 - Surge o motor AP 2000 16V, equipando o Gol GTI 16V. Ele utiliza cabeçote alemão, de fluxo cruzado (Cross Flow) e ignição controlada por sensor instalado no virabrequim, dispensando o distribuidor. Rendendo 141 cv de potência ele leva o GTI a 203 Km/h.

1997 - Todos os motores AP ganham injeção multi-point de combustível, fabricada pela Magneti Marelli.

Fonte:Desconhecida(orkut)

Publicado Por: Leandro Kröeff Giácomo.

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