Gasolina Podium

A gasolina Podium tem octanagem superior, isto significa maior resistência a detonação. Sendo assim carros normalmente com maior taxa de compressão se beneficiarão das vantagens da gasolina Podium. Esses carros normalmente têm essa exigência publicada no manual. A BMW, por exemplo, mesmo nos carros vendidos no Brasil, são claras em sua recomendação no uso da gasolina Podium. Em carros em que a gasolina Podium não é requerida de fábrica, porém a taxa de compressão seja superior a 9.5, já é interessante o uso da gasolina Podium.
Alem do fator da detonação, a queima da gasolina Podium é mais limpa, deixando menos resíduos no motor. É comum encontrarmos carros, normalmente importados, com borra no óleo, muitas vezes condenando o motor. Isto se dá pelo fato do relaxamento do dono, que usa gasolina de má qualidade que deixa resíduos da queima no óleo associado a trocas de óleo com quilometragem excessiva. Então, economiza-se na bomba de combustível e depois gasta-se com um motor novo. Não me parece uma atitude muito inteligente.
Jetta 2010 2.5L 133 HP com gasolina Podium

Volkswagen Jetta 2010
A revista European Car publicou uma matéria com um Jetta (que não requer gasolina Podium), para avaliar se é interessante ou não um carro que não necessita de gasolina Podium, abastecer com essa gasolina. O carro em questão, um Jetta 2010 2.5 L com 133 HP e 134 lb-ft de torque. O carro foi levado ao dinamômetro e, usando gasolina Podium, a potência subiu para 138 HP e o torque para 146 lb-ft, um ganho significativo. Outros benefícios foram melhora no consumo na ordem de 0.6 km/L, melhora nas respostas de aceleração, redução do risco de detonação e redução da perda de potência em dias muito quentes.
Motor do VW Jetta 2010
Conclusão

Apenas a título de comparação, a gasolina comum tem 87 octanas IAD (Índice Auto Detonante) enquanto que na podium são 95 IAD. Portanto, a podium tem poder antidetonante maior, permitindo trabalhar com taxas de compressão maiores sem causar a chamada pré-ignição (também conhecida como “batida de pino” ou "Grila distribuição"). Com uma taxa de compressão maior, o motor tem melhor rendimento, o que implica teoricamente em mais força e menos consumo.
Gasolina cara do Brasil


DICA :

Nos Postos Ipiranga peça a garrafinha laranja de octano , conhecido as vezes como  " Octane Power Boost " , Dependendo da quantidade adicionada fica melhor que o Propio Podium .
Tambem pode ser adicionado ao alcool , o resultado fica muito bom !

Por : Leandro Giácomo

Fonte: Turbo Car (site)